Tratamento do câncer: como andam os avanços tecnológicos?

avanços tecnológicos no tratamento do câncer

A expectativa de vida do brasileiro está cada vez mais alta. De acordo com o Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente os brasileiros vivem em média até os 75 anos — na década de 1960, o número não chegava aos 50. Um dos motivos para tamanha longevidade é a tecnologia. Além de ajudar a população a viver mais, ela também garante que se viva melhor.

De acordo com Carlos Gouvêa, presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), em entrevista ao jornal O Globo, existem mais de 500 mil tecnologias médicas diferentes em uso atualmente, de exames laboratoriais ao tratamento do câncer por meio da biologia molecular.

 

Conheça as principais formas que a tecnologia contribui para o tratamento do câncer

 

Antes mesmo de contribuir para o tratamento do câncer, a tecnologia também é fundamental para o passo imediatamente anterior a ele: o diagnóstico. Graças aos avanços e técnicas cada vez mais precisas, é possível identificar a presença de tumores logo que aparecem, aumentando significativamente as chances de remissão da doença. Segundo Paulo Chapchap, diretor-geral e CEO do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o diagnóstico na primeira das quatro fases do câncer de mama, por exemplo, garante 95% de chance de cura.

Assim como o diagnóstico, uma etapa muito importante no processo, o tratamento do câncer se tornou mais preciso com a tecnologia. Veja a seguir alguns exemplos de áreas que mais se beneficiaram:

 

  • Cirurgia – O surgimento da cirurgia robótica proporcionou uma excelente preservação dos órgãos. Pouco invasivo, o procedimento reduz a dor, a perda de sangue e a necessidade de analgésicos para o pós-operatório. Nos Estados Unidos, uma boa parte dos tratamentos de câncer já são feitos com cirurgia robótica.

 

  • Medicina personalizada – Na oncologia, a medicina personalizada geralmente se refere ao tratamento de câncer guiado por exames. A partir destes exames o médico terá informações cruciais para a tomada de decisões no tratamento do paciente.

 

  • Quimioterapia e radioterapia – Na quimioterapia, o uso de drogas mais específicas, como os anticorpos monologais, os antagonistas hormonais e a terapia- alvo são essenciais para reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer. Na radioterapia, o surgimento de máquinas cada vez mais precisas, direcionadas para acabar apenas com o tumor, garantem a integridade dos órgãos.

 

  • Imunoterapia – Eleita pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, em inglês) o maior avanço de 2017 no tratamento do câncer, trata-se de uma técnica que estimula o organismo do paciente a identificar as células cancerosas e atacá-las, por meio de drogas que modificam a resposta imunológico. Ou seja, em vez de atacar diretamente o tumor, os medicamentos imunoterápicos dão um “empurrão” em nosso sistema de defesa para que ele mesmo detecte e trate a doença.

 

A tecnologia já mudou a forma do diagnóstico e tratamento do câncer nos últimos anos e promete revolucionar ainda mais, afinal, as pesquisas pelo mundo e avanços tecnológicos não param.

 

Gostou das informações sobre como os avanços tecnológicos podem ajudar no tratamento do câncer? Curta nossa página no Facebook para saber de todas nossas atualizações e compartilhe esta informação com alguém que possa estar precisando dela!

 


 

FONTE:
https://www.hcancerbarretos.com.br/82-institucional/noticias-institucional/1224-hospital-de-cancer-de-barretos-inaugura-sala-de-cirurgia-robotica
http://drfelipeades.com/2017/04/27/a-medicina-personalizada-e-o-futuro-da-oncologia-o-melhor-remedio-para-a-cada-pessoa/
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/medicina-personalizada/7207/840/
https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia-a-chave-para-avanco-da-medicina-20026186

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *